WILL MOREIRA

Recortes do dia a dia

Coronavírus: É possível todos ficarem de quarentena

02/04/2020

Nas últimas semanas houve uma disputa de narrativa em relação a crise sanitária que estamos vivendo, um embate entre a economia e a quarentena. Mas, como um país com milhões de desempregados pode se dar ao luxo de parar? Contudo não seria irresponsabilidade liberar as pessoas para os seus empregos com um vírus tão contagioso a solta?

O que podemos reparar é que as pessoas que tem defendido o discurso da volta ao trabalho para que a economia não pare, para que as pessoas não passem fome, principalmente os autônomos, têm mirado o inimigo errado. Na minha concepção, o inimigo não é a OMS, nem a ciência, e nem a imprensa.

Pensem comigo, qual o papel do Estado? Para que servem as organizações governamentais? E a pergunta que até agora não entrou em pauta: Para que serve o dinheiro que pagamos os nossos impostos?

A resposta para todas essas pergunta é uma só. Todas essas estruturas existem somente para o bem estar de cada cidadão, esse é o motivo de cerca de 35% de tudo que produzimos ir para o governo. O governo de forma vergonhosa tentou aprovar uma ajuda aos autônomos de apenas 200 reais, porém o congresso aprovou 600, sendo os dois valores irrisórios, um pouco mais da metade de um salário mínimo não chegando nem perto de outros países como, por exemplo, os Estados Unidos que têm um mega plano de US$ 2 Trilhões.

Se o Estado existe para o nosso bem estar, é inaceitável que na hora que mais precisamos, no que diz respeito a saúde, e à sobrevivência, esse dinheiro que todo mês é enviado em impostos não retorne para o nosso sustento nesse momento tão crítico, em que precisamos estar em casa.

O verdadeiro inimigo é quem administra esses recursos, que em tese seriam para a manutenção da nossa existência. Entretanto, o governo nos manipula para que acreditemos que a culpa é de quem tenta nos proteger através das informações. É direito de todos estarmos em casa, sustentados pelo Estado. E isso não um favor, pois temos contribuído por toda nossa vida, e é a hora do retorno dessa contribuição.

Foto: Andre Coelho | Getty Images

WILL MOREIRA

Escritor e colunista do site Pauta Rio

Siga a Will Moreira nas redes sociais:

COMENTÁRIOS

Revenue growth in 2020.jpg
pauta sem fundo.png

PAUTA RIO
Copyright © 2020 
Todos os direitos reservados.