Cárcere dos Deuses: um debate sobre a religiosidade de matriz-africana

21/07/2019 - 19h00

A cidade do Rio de Janeiro é marcada pelas culturas negras desde a sua formação, ainda no século XVI. Entre 1565, ano de sua fundação, e 1850, foram trazidos mais de 3,5 milhões de africanos para serem escravizados aqui. E, desde então, esses brasileiros lutam para manterem vivas as culturas dos seus antepassados. Afinal, eles eram vistos como gente sem alma - e sem história.

Cento e cinquenta anos depois, prevalece no Brasil um pensamento eurocentrista - o que leva ao racismo e, principalmente, ao preconceito contra as religiões dos povos africanos.

Havia muita perseguição para impor aos negros o costume europeu e também para apagar a cultura africana. Cultura que influenciou nosso idioma. Nossa gastronomia. Nossa música. Nossa dança. E, principalmente, nossa religião.

Com objetivo de levar para dentro da universidade pública um debate sobre a religiosidade de matriz-africana, o 'Cárcere dos Deuses' será um seminário com rodas de conversa sobre essa fé. Será um dia reservado para diálogo entre o povo de santo com figuras importantes não só para o candomblé mas para a sociedade de modo geral.

DATA: 14 de agosto
HORA: das 10h às 19h
LOCAL: Rua Professor Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói/RJ - Auditório InterArtes - Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs)
ENTRADA GRATUITA

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/AV34sr2ynsKdcvQg9

PROGRAMAÇÃO:
🔸 10h até 11h30: Samba: resistência do candomblé no século XX

🔸 11h30 até 13h: A importância da constitucionalidade do abate religioso

🔸 14h até 15h30: Afrorreligiosidade como lugar de empoderamento do negro brasileiro

🔸 15h30 até 17h: A ausência do candomblé na imprensa

🔸 17h até 18h30: Intolerância religiosa institucional no século XXI e exibição do documentário ‘Cárcere dos deuses: magia ou memória em tempos de opressão’

🔸 18h30 até 19h: Encerramento com apresentação de atabaque (Yalorixá Cynthia de Oxum e membros do Centro Espírita Estrela do Congo)

‘Cárcere dos Deuses’ é um evento organizado por alunos e ex-alunos da UFF com apoio do Mercadão de Niterói - Artigos religiosos.

▪️ Site: https://www.mercadaodeniteroi.com.br

▪️ Instagram: @mercadaodeniteroi

▪️ WhatsApp: (021) 98731-0725

 

Foto: Divulgação

Acesse nossas redes sociais

PAUTA RIO
Copyright © 2019 
Todos os direitos reservados.