LIA VIEIRA

Encruzilhada de Notícias

Espetáculo Isto é um Negro?

08/02/2020

Fui conferir o sucesso de público e críticas da Peça:  Isto é um Negro ? Em curta temporada no Sesc  Copacabana e afirmo: Não restou  dúvidas.

Sabe, aquele espetáculo pujante, insurgente, instigante, sim  tem todos estes ingredientes e muito mais .A dramaturgia de Mirella Façanha se une a direção de Tarina Quelho e co-direção de Lucas Brandão, o resultado é  uma verdadeira obra de arte. Em rápido bate papo com  Mirella e Tarina ainda impactada pelo que vi e ouvi, fui informada que inspiraram  a construção do texto :  Bell Hooks, Suely Carneiro, Aimee Cesaire  entre outros autores e autoras  e estudiosos da discussão  Negritude , mas também todos os tipos de  Violência :  quer   numa entrevista de emprego, num restaurante, numa seleção para elenco, numa arguição de bolsas ou cotas, explicita ou veladamente atingem nossos corpos negros, nossa subjetividade, nossa alma.

Além do  elenco  Ivy Souza, Lucas Wickhaus, Mirella Façanha e Raoni Garcia  todos de  atuação magistral , a tecnica poderia ser o quarto elemento,juntando-se a: iluminação, imagens e a sonoplastia – som que reverbera como um soco no estomago, e que são elementos de suspense, tensão e de ritmo intenso.

Ainda no rápido bate papo com a direção, era noite de estreia, soube dos dois anos de apresentações em São Paulo, maior temporada, mas também com exibições em Portugal, Bruxelas e Chile. Nos Festivais onde  se apresentaram o idioma nunca foi barreira, porque todo gestual e corpos que falam, dispensavam  a tradução

.A plateia é desafiada todo o tempo a interagir, mas são os olhos nos olhos, que as vezes nos faz desviar  o olhar para não sermos cúmplices de tantas verdades jogadas no  ar. Arrepiante.

"Reparação, há que se  executar"

Poesia pura – "chorando com olhos secos", como disse Agostinho Neto,

Isto é um Negro? é trama, é ação é movimento que vale a pena conferir.

 Racionais MC' S  é ponta de lança ; " Para quem vive na guerra a paz nunca existiu"

 

Serviço:

Sesc Copacabana – R Domingues Ferreira,160

Temporada ; 31/01 a 16/02  Sexta a Domingo – 20 horas

LIA VIEIRA

Carioca e graduada em Economia, Turismo e Letras, Lia cursou doutorado em Educação na Universidade de La Habana (Cuba)/Universidade Estácio de Sá (RJ). É escritora, pesquisadora, dirigente da Associação de Pesquisa da Cultura Afro-brasileira e militante do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres

Siga a Lia Vieira nas redes sociais:

COMENTÁRIOS

PAUTA RIO
Copyright © 2020 
Todos os direitos reservados.