
LIA VIEIRA
Encruzilhada de Notícias

Espetáculo Isto é um Negro?
08/02/2020
Fui conferir o sucesso de público e críticas da Peça: Isto é um Negro ? Em curta temporada no Sesc Copacabana e afirmo: Não restou dúvidas.
Sabe, aquele espetáculo pujante, insurgente, instigante, sim tem todos estes ingredientes e muito mais .A dramaturgia de Mirella Façanha se une a direção de Tarina Quelho e co-direção de Lucas Brandão, o resultado é uma verdadeira obra de arte. Em rápido bate papo com Mirella e Tarina ainda impactada pelo que vi e ouvi, fui informada que inspiraram a construção do texto : Bell Hooks, Suely Carneiro, Aimee Cesaire entre outros autores e autoras e estudiosos da discussão Negritude , mas também todos os tipos de Violência : quer numa entrevista de emprego, num restaurante, numa seleção para elenco, numa arguição de bolsas ou cotas, explicita ou veladamente atingem nossos corpos negros, nossa subjetividade, nossa alma.
Além do elenco Ivy Souza, Lucas Wickhaus, Mirella Façanha e Raoni Garcia todos de atuação magistral , a tecnica poderia ser o quarto elemento,juntando-se a: iluminação, imagens e a sonoplastia – som que reverbera como um soco no estomago, e que são elementos de suspense, tensão e de ritmo intenso.
Ainda no rápido bate papo com a direção, era noite de estreia, soube dos dois anos de apresentações em São Paulo, maior temporada, mas também com exibições em Portugal, Bruxelas e Chile. Nos Festivais onde se apresentaram o idioma nunca foi barreira, porque todo gestual e corpos que falam, dispensavam a tradução
.A plateia é desafiada todo o tempo a interagir, mas são os olhos nos olhos, que as vezes nos faz desviar o olhar para não sermos cúmplices de tantas verdades jogadas no ar. Arrepiante.
"Reparação, há que se executar"
Poesia pura – "chorando com olhos secos", como disse Agostinho Neto,
Isto é um Negro? é trama, é ação é movimento que vale a pena conferir.
Racionais MC' S é ponta de lança ; " Para quem vive na guerra a paz nunca existiu"
Serviço:
Sesc Copacabana – R Domingues Ferreira,160
Temporada ; 31/01 a 16/02 Sexta a Domingo – 20 horas
LIA VIEIRA
Carioca e graduada em Economia, Turismo e Letras, Lia cursou doutorado em Educação na Universidade de La Habana (Cuba)/Universidade Estácio de Sá (RJ). É escritora, pesquisadora, dirigente da Associação de Pesquisa da Cultura Afro-brasileira e militante do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres
Siga a Lia Vieira nas redes sociais: