Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e outras Diásporas

23/09/2019 - 17h18

De 23 de outubro a 3 de novembro, acontecerá o 12º “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe”, aqui no Rio.

 

O encontro é liderado por mulheres que, além de se basearem na memória, propõem outras vertentes, inaugurando um novo ciclo. Nesta edição, serão exibidos aproximadamente 140 filmes - entre nacionais e estrangeiros, curtas e longas metragens - abrindo portas para uma nova fase: Viviane Ferreira estreia na direção artística e Janaína Oliveira e Carmem Luz assumem a curadoria. Elas, que puderam acompanhar a criação e desenvolvimento do Encontro desde a primeira edição, agora ocupam lugares estratégicos dentro do projeto.

As exibições acontecem no Cine Odeon, Cinemateca do MAM, MAR, Centro Afro Carioca de Cinema, Memorial Municipal Getúlio Vargas e Cine Arte UFF. 

O encontro é anualmente organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e considerado o único nesta esfera no Brasil e América Latina.

O evento leva o nome de seu criador e tem se consolidado como um espaço de grande relevância na expansão dos debates sobre cinema negro. Zózimo Bulbul utilizou suas produções cinematográficas como forma de questionar o racismo e afirmar as contribuições históricas da população negra para a construção do país. As iniciativas dele tem servido até hoje como força motriz para movimentar e ampliar a cena de cinema negro no Brasil e tem cooperado para que as narrativas negras tenham visibilidade nacional e internacional.

Para acompanhar outras informações e programações, clique aqui.

Foto: Divulgação

Acesse nossas redes sociais

PAUTA RIO
Copyright © 2020 
Todos os direitos reservados.