Centro Afrocarioca recebe a Mostra de Cinema Narrativas Negras

24/08/2019 - 22h09

A Mostra de Cinema Narrativas Negras é uma iniciativa independente e sem patrocínio que tem como compromisso a discussão, reflexão e formação tendo a filmografia de realizadorxs negrxs como eixo central de análise e circulação.

A Mostra visa ser itinerante e tem novas edições a cada dois meses, em parceria com diferentes equipamentos culturais da cidade com debates, masterclass e laboratórios. Todas as atividades são gratuitas e tem como principal objetivo a visibilidade de filmes produzidos por realizadorxs negrxs.

Esta edição recebeu o convite do Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul com a finalidade de pensarmos uma curadoria que integre a programação de abertura do 12º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

Nesta programação, haverá homenagem a Zózimo Bulbul, importante cineasta e intelectual negro que influencia, ainda nos dias atuais, toda uma geração de artistas negrxs. A curadoria recebe o nome "Ressonâncias de Zózimo" pensando no poder de reverberação de sua estética e pensamento na filmografia de jovens realizadorxs do cinema negro contemporâneo.


FILMES DA CURADORIA:

MAYRA ESTÁ BEM
Dir. Juliana Lima

Sinopse: Através de narrativas o documentário apresenta experiências de mulheres que resolveram militar pela sua independência e contra o cruel cotidiano social imposto pelo racimo, que têm em comum o fato de não ter parceiros afetivos fixos. São depoimentos carregados de sentimentos causados pela exclusão e pelo preconceito.

CAIXA DÁGUA: QUI-LOMBO É ESSE?
Dir. Everlane Moraes

Sinopse: Através de depoimentos de antigos moradores e de acervo fotográfico, conhecemos a importância histórica do bairro Caixa D´água, considerado o 2ª remanescente quilombola urbano do Brasil.

ELEGUÁ
Dir. Yuri Costa

Sinopse: Mariana é uma jovem se recuperando de uma séria crise de depressão. Ela só quer ser feliz, mas ainda precisa encontrar seu caminho.

NADA
Dir. Gabriel Martins

Sinopse: Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e junto dele o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

★ PROGRAMAÇÃO

18H às 19H — Recepção dxs convidadxs e público

19H às 21H30 — Mostra de filmes seguida de conversa com a presença dxs professorxs Fátima Lima, Roberto Borges e da pesquisadora Maria Amália Cursino.

Mediação: Milena Manfredini (cineasta e curadora)

Obs.: Programação gratuita e sujeita à lotação

SERVIÇO

Mostra de Cinema Narrativas Negras
Local: Centro Afro Carioca de Cinema
Endereço: R. Joaquim Silva, 40 - Centro, Rio de Janeiro
Entrada franca

Produção e Curadoria: Milena Manfredini
Concepção e Realização: Mostra de Cinema Narrativas Negras
Apoio: Centro Afro Carioca de Cinema

 

Foto: Divulgação

Acesse nossas redes sociais

PAUTA RIO
Copyright © 2019 
Todos os direitos reservados.