Mostra de Cinema Narrativas Negras homenageia Mãe Celina de Xangô

28/05/2019 - 15h13

A Mostra de Cinema Narrativas Negras tem como compromisso a discussão, reflexão e formação tendo a filmografia de realizador_s negr_s como eixo central de análise e disseminação.

A Mostra visa ser itinerante e tem novas exibições a cada dois meses em diferentes espaços da cidade com debates, masterclass e laboratórios. Todas as atividades são gratuitas e tem como principal objetivo a visibilidade de filmes produzidos por realizador_s negr_s.

Nesta próxima edição que ocorrerá no dia 18 de junho, a homenageada será Mãe Celina de Xangô, importante Yalorixá da Zona Portuária do Rio de Janeiro. No mês de seu orixá, o disparador será "Dimensão do sagrado" com filmes que refletem sobre oralidade, matriarcado e religiosidade.


FILMES DA CURADORIA:


MERÊ
Dir. Urânia Munzanzu

Sinopse: Um documentário com um olhar íntimo e sensível, (re)unindo as "donas do segredo" de uma tradição sob o risco de extinção, o povo Jeje Mahi. O filme convida as matriarcas do culto de Vodun na Bahia para seu primeiro encontro com a Terra Mãe. Levando as herdeiras da ancestralidade que forjou no Brasil "outras Áfricas", a diretora refaz o percurso das Rotas da escravidão trilhando caminhos de liberdade de volta à África.


DO QUE APRENDI COM MINHAS MAIS VELHAS
Dir. Susan Kalik e Onijasé

Sinopse: Do que aprendi com minhas mais velhas é um documentário sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Um filme onde Egbomis, Nenguas e Yalorixás contam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam seus mais jovens. Um filme sobre tradição, amor e religiosidade.



Dir. Clementino Júnior

Sinopse: 3 mulheres baianas ecoam suas opiniões sobre a fé na paisagem da cidade histórica de Cachoeira/BA. Com Dona Dalva do Samba, Makota Mama e Mãe Chica Xavier.


PEQUENA ÁFRICA
Dir. Arthur Pereira e Macário

Sinopse: Uma releitura sobre ao processo de chegada de negros escravizados no Rio de Janeiro, filmado em locais históricos a própria Pequena África.


★ PROGRAMAÇÃO

14H às 15H — Visita mediada à exposição Rosana Paulino: a costura da memória (até 40 pessoas).

15H às 16H — Oficina de ervas sagradas com Mãe Celina de Xangô | Foyer 5ºandar

16H às 19H30 — Mostra de filmes seguida da mesa de homenagem com a presença de Mãe Celina de Xangô, da jornalista Flávia Oliveira e do pesquisador Rubem Confete | Auditório (até 98 pessoas)

Mediação: Milena Manfredini (cineasta e curadora da Mostra Narrativas Negras)


_____________________________________________

SERVIÇO

Mostra de Cinema Narrativas Negras
Local: MAR — Museu de Arte do Rio
Endereço: Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro.
Entrada franca



Produção e Curadoria: Milena Manfredini
Concepção e Realização: Mostra de Cinema Narrativas Negras
Apoio: MAR — Museu de Arte do Rio

PAUTA RIO
Copyright © 2019 
Todos os direitos reservados.