ELAINE MARCELINA

Memória, Cotidiano e Literatura

Crônica:

Em que fase do jogo você está?

08/04/2020

Essa é uma pergunta que faço a minha filha, brincando com ela sobre uma tarefa qualquer que ela tem que fazer, e faz com toda calma do mundo, e aquilo vai me irritando. Para eu não explodir, eu digo: Anna em que fase do jogo você está, querida? Ela com um bico enorme vai e responde. Enfim, eu começo a rir sozinha, sem que ela perceba, e penso: já fui criança, sei bem o que é isso.

 

E agora há pouco vendo o post de uma amiga no face, se referindo a momentos da vida que não voltam mais, pensei em outro momento que esta indagação que faço a minha filha, nos cabe a qualquer momento de nossas vidas: se eu lhes perguntasse agora: em que fase do jogo estão?
Sendo que o 'o jogo' ao qual me refiro é a vida, certo? Qual seria a resposta? É pra refletir mesmo.

 

Como estou escrevendo, vou ousar responder a minha própria enquete. Estou neste jogo há 41 anos. Neste momento estou, na posição de técnica, querendo treinar bem as jogadas, criar as armações necessárias em meio de campo para que o resultado do jogo, seja satisfatório. A vitória é o sonho de todo técnico e de todo jogador, mas, pra isso temos que pensar, qual a equipe que tenho pra entrar em campo? E as posições de cada um? E mais, as vezes você se vê só, como continuar? Desiste? Perde por W.O, ou seja fica com tanto medo que nem põe o time em campo? Ou segue em frente, põe sua equipe em campo e joga o jogo naturalmente, sabendo que nem sempre se ganha? E às vezes perder o jogo, não significa fracasso, mas sim aprendizado para a próxima partida, onde errei nessa? Onde tenho que melhorar? Essas coisas sabe? UFA!


Estou em pleno treino, para poder jogar com amor, respeito ao adversário e querendo ganhar, mas se perder tá valendo. Sabe por quê? Meus queridos, quando aparecer na tela Game Over, ou o apito tocar, já era, é o fim, não tem volta, acabou! Ainda que no outro plano viva em nova fase do jogo, aqui, neste plano, não tem mais jeito.

 

Então, a minha sugestão é: antes do apito tocar, antes de aparecer na tela Game Over!, jogue o jogo da vida, mas com qualidade, com respeito ao adversário, com fé, com perseverança, com afeto, com amor e com todo o asé que tiver nesta vida, ops! Nesse jogo! Neste jogo da vida!

 

Então reflita: qual fase do jogo você está?

ELAINE MARCELINA

Escritora, professora, historiadora, mestre em história, roteirista, colunista e produtora do Pauta Rio. Elaine também é militante do Movimento de Mulheres Negras, do Movimento Negro Unificado e Ministro a Oficina de Escrita Criativa: Meu Primeiro Livro.

Siga a Elaine Marcelina nas redes sociais:

Facebook | Instagram

COMENTÁRIOS

Revenue growth in 2020.jpg
pauta sem fundo.png

PAUTA RIO
Copyright © 2020 
Todos os direitos reservados.