ELAINE MARCELINA

Memória, Cotidiano e Literatura

Prosa:

Colheita extremamente justa

15/05/2020

A colheita é uma preocupação que paira sobre os mortais, tal qual o sol e a lua, um de dia o outro a noite, e assim é o pensamento do ser humano, como ter uma colheita justa? Embora para ter o justo, você tem que ter sido justo, e aí meus queridos, é que a porca torce o rabo, porque às vezes eu nem plantei, mas quero colher, como assim? Bem assim, desse jeito, a pessoa passou a vida toda a passeio, não se deu conta de que tinha uma missão por aqui, e um belo dia acorda blasfemando, “Isso não é justo!” “Porque estou passando por isso?” “Só comigo que acontece isso!” “Não aguento mais, perere pão duro”, e a essa altura, Inês é morta, quem é a Inês? Não sabe?

Pois bem, a Inês poderia ser a Maria, a Ana A Julia ou a Joaquina, é só uma maneira de dizer que já era, já foi o tempo já passou meu bem e você ficou aí estagnado, vendo a banda passar e quando se deu conta a música já havia parado, e você se encontrava ali inerte, no mesmo lugar. E como ter a tão sonhada colheita? E ainda por cima Extremamente Justa? Desculpe-me, mas é querer demais, não acha não?

É só uma dica de como por vezes ficamos paralisados diante da vida, reclamando, ou até mesmo curtindo, bebendo, e deixamos a vida passar diante de nossos olhos, e um belo dia quando acordamos e olhamos no espelho ele está lá e você se pergunta, ué? Ele não estava ai ontem, como ele apareceu? Ele é seu primeiro fio de cabelo grisalho, um dos sinais de que a vida já esta bem adiantada, e você nem se deu conta, pois com toda certeza ele não aparece do dia pra noite, leva um tempo, e esse tempo é primordial para seu crescimento, para que sua mente esteja tão evoluída quanto seus fios brancos, de forma que você tenha orgulho deles, do que eles de fato representam, e não tenha medo, pavor, tente esconde-los a todo custo, ou pior negá-los até a morte, te adianto que nenhuma destas atitudes adiantará, pois o tempo esse é justo, e trás consigo as respostas de uma vida, tipo um quebra cabeça, as peças vão se encaixando de acordo com o tempo, na vida é assim, uma peça que não se encaixe hoje, por algum motivo, amanha ou um pouco mais ela se encaixará perfeitamente, ainda que a colheita não esteja a contento, a maturidade lhe ajudará a lidar com as peças do quebra cabeça.

 

Ouça na voz da autora, Elaine Marcelina:

Colheita extremamente justa! - por Elaine Marcelina

Conteúdos anteriores:

ELAINE MARCELINA

Escritora, professora, historiadora, mestre em história, roteirista, colunista e produtora do Pauta Rio. Elaine também é militante do Movimento de Mulheres Negras, do Movimento Negro Unificado e Ministro a Oficina de Escrita Criativa: Meu Primeiro Livro.

Siga a Elaine Marcelina nas redes sociais:

Facebook | Instagram

COMENTÁRIOS

background-2462431_1920 (1).jpg

Acesse nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • whatsapp icone