ELAINE MARCELINA

Memória, Cotidiano e Literatura

Prosa:

Semeando

01/05/2020

Quem já ouviu a seguinte frase “vou colher os frutos”? E pode ser no sentido literal ou poético, e seja como for, digo qual sentido for para colher você tem que plantar e para plantar, você tem que semear, e dependendo da terra, se a terra não for boa, tem que adubar, este processo feito, adubo, terra arada, semeada, tem que cuidar, tem que regar, não deixar dar praga, se der praga na plantação tem que usar química para não perder toda a colheita e por ai vai, nem toda terra é daquela onde se diz “nesta terra tudo que se planta dá”, seria uma beleza se fossem todas assim, mas como tudo na vida requer uma dose de sacrifício, temos que seguir passo a passo, cuidar da terra, semear, regar, cuidar da plantação, até que possa colher os frutos e na vida funciona desta forma também.

 

Não se planta couve o colhe manga, e vice e versa, o que tento dizer, que se você quer ter uma boa colheita, regue muito bem o seu jardim, cuide de sua plantação, não fique preocupado com a plantação do vizinho, porque corre o risco de quando ele tiver colhendo os frutos dele você ficar lá embevecida olhando, e quando se der conta sua plantação não vingou, e aí até saber onde esta o erro, já foi tempo, pois enquanto você vai ficar ali tentando entender o processo de sua falha, lembra do seu vizinho que cuidou bem da plantação dele. Então ele já esta arando a terra novamente para um novo plantio.

 

Vou dar uma sugestão, porque conselho se fosse bom, ninguém dava vendia, certo? Cuide de sua plantação, fique atento, deixe a plantação do outro, e outra coisa, de suma importância, se o seu canteiro só da pra plantar couve, não inveje a plantação de manga do seu vizinho, cultive sua couve até que se um dia você tiver que ter uma plantação de manga você chegue lá da melhor forma. Cada um com seu cada um, pois bem cuide de sua vida, de sua plantação e ira ter a melhor colheita de sua vida sempre, seguindo essas sugestões, mas fique a vontade, pois é só uma sugestão. Tenho feito assim e mesmo que a colheita demore, o saldo tem sido positivo, e vamos seguindo as estações, estamos no outono, época boa para o plantio. Cultive seu jardim, deixe-o florescer e as borboletas certamente chegarão.

Ouça essa poesia na voz da autora, Elaine Marcelina:

Prosa Semeando - Elaine Marcelina

Conteúdos anteriores:

ELAINE MARCELINA

Escritora, professora, historiadora, mestre em história, roteirista, colunista e produtora do Pauta Rio. Elaine também é militante do Movimento de Mulheres Negras, do Movimento Negro Unificado e Ministro a Oficina de Escrita Criativa: Meu Primeiro Livro.

Siga a Elaine Marcelina nas redes sociais:

Facebook | Instagram

COMENTÁRIOS

Acesse nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Parceiros

engaja2.jpg
Revenue growth in 2020.jpg
pauta sem fundo.png

PAUTA RIO
Copyright © 2020 
Todos os direitos reservados.